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Ministério dá início a projeto-piloto para permitir protocolo de documentos pela internet

Projeto-piloto começa nesta segunda (9) no Ministério do Planejamento. Objetivo é evitar que cidadão seja obrigado a ir à repartição pública e que tenha de enviar pelos Correios.


governo inicia nesta segunda-feira (9) um projeto-piloto no Ministério do 
Planejamento com o objetivo de possibilitar a cidadãos, empresas, órgãos
 e entidades públicas protocolar documentos pela internet, sem 

a necessidade ir até o local ou gastar com o envio pelos Correios.
Conhecido como protocolo eletrônico, o sistema já está no 
ar na página do ministério na internet. Segundo o secretário-executivo 
do Planejamento, Esteves Colnago, o objetivo é estendê-lo para toda a
 Esplanada dos Ministérios nos próximos anos – mas não há uma 
estimativa de quando essa transição estará completa.
"A ideia é que, dentro desse conjunto de medidas que o governo 
está buscando adotar para desburocratizar e facilitar o acesso 
do cidadão aos serviços oferecidos pelo Estado, a gente priorize 
o protocolo eletrônico", afirmou 
Em julho, o presidente Michel Temer assinou decreto com a 
finalidade de desburocratizar a prestação de serviços públicos.
Até dezembro deste ano, acrescentou o secretário, o governo
 também quer disponibilizar um aplicativo para os cidadãos e 
empresas com a mesma ferramenta, tendo em vista o uso c
rescente de "smartphones".

Serviços mais demandados

De acordo com o secretário, o governo quer que os 
serviços mais utilizados pela população, como Receita
 Federal e Previdência Social, também possam oferecer o serviço.
Segundo ele, não é possível dizer quando esses órgãos vão eliminar o 
uso de papel porque isso depende da adesão deles ao plano, de que o 
produto seja bem aceito e não apresente falhas, por exemplo
"Mas a gente espera que seja bem-sucedido, até porque é muito
simples", acrescentou. O Ministério do Planejamento informou 
que vai encaminhar um convite para que os ministérios adotem o sistema.
"Vai ser a mesma ferramenta. Só instalar e está funcionando. 

A mesma coisa vai ser para o 'mobile' também [disponível até 
dezembro]. Só fazer adaptação com a logomarca do ministério 
e começar a utilizar", declarou Colnago. 
O ministério espera que a nova ferramenta reduza os gastos com 
a compra de papel, com a armazenagem de documentos e que 
também agilize o andamento dos processos.
Somente o Ministério do Planejamento registra, em media, 20 mil 

processos por mês, em Brasília e nos estados. Há, ainda, um gasto 
para armazenar estes documentos."Se [o processo] já nasce 
eletrônico, é melhor. Nesse sentido, pode diminuir o volume do 
que chega para a gente", disse Colnago.
Quando o documento for protocolado eletronicamente, prevê, 
o processamento será mais rápido porque mais de um servidor 
público poderá analisá-lo ao mesmo tempo, se necessário.

Como vai funcionar?

Para poder enviar os pedidos eletronicamente, os cidadãos e
 empresas terão, primeiro, de se cadastrar no sistema, informando
 nome, telefone, e-mail e registrando uma senha. Também poderá 
anexar documentos pertinentes ao processo.
O Ministério do Planejamento, por sua vez, terá 24 horas para 
verificar se o documento está em condições de ser aceito 
(se não está em branco, ou com algum erro). Depois disso, 
os interessados poderão acompanhar o processo por meio 
de um número de protocolo, que será fornecido

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