Ministério dá início a projeto-piloto para permitir protocolo de documentos pela internet
Projeto-piloto começa nesta segunda (9) no Ministério do Planejamento. Objetivo é evitar que cidadão seja obrigado a ir à repartição pública e que tenha de enviar pelos Correios.
governo inicia nesta segunda-feira (9) um projeto-piloto no Ministério do
Planejamento com o objetivo de possibilitar a cidadãos, empresas, órgãos
e entidades públicas protocolar documentos pela internet, sem
a necessidade ir até o local ou gastar com o envio pelos Correios.
Conhecido como protocolo eletrônico, o sistema já está no
ar na página do ministério na internet. Segundo o secretário-executivo
do Planejamento, Esteves Colnago, o objetivo é estendê-lo para toda a
Esplanada dos Ministérios nos próximos anos – mas não há uma
estimativa de quando essa transição estará completa.
"A ideia é que, dentro desse conjunto de medidas que o governo
está buscando adotar para desburocratizar e facilitar o acesso
do cidadão aos serviços oferecidos pelo Estado, a gente priorize
o protocolo eletrônico", afirmou
Em julho, o presidente Michel Temer assinou decreto com a
finalidade de desburocratizar a prestação de serviços públicos.
Até dezembro deste ano, acrescentou o secretário, o governo
também quer disponibilizar um aplicativo para os cidadãos e
empresas com a mesma ferramenta, tendo em vista o uso c
rescente de "smartphones".
Serviços mais demandados
De acordo com o secretário, o governo quer que os
serviços mais utilizados pela população, como Receita
Federal e Previdência Social, também possam oferecer o serviço.
Segundo ele, não é possível dizer quando esses órgãos vão eliminar o
uso de papel porque isso depende da adesão deles ao plano, de que o
produto seja bem aceito e não apresente falhas, por exemplo
"Mas a gente espera que seja bem-sucedido, até porque é muito
simples", acrescentou. O Ministério do Planejamento informou
que vai encaminhar um convite para que os ministérios adotem o sistema.
"Vai ser a mesma ferramenta. Só instalar e está funcionando.
A mesma coisa vai ser para o 'mobile' também [disponível até
dezembro]. Só fazer adaptação com a logomarca do ministério
e começar a utilizar", declarou Colnago.
O ministério espera que a nova ferramenta reduza os gastos com
a compra de papel, com a armazenagem de documentos e que
também agilize o andamento dos processos.
Somente o Ministério do Planejamento registra, em media, 20 mil
processos por mês, em Brasília e nos estados. Há, ainda, um gasto
para armazenar estes documentos."Se [o processo] já nasce
eletrônico, é melhor. Nesse sentido, pode diminuir o volume do
que chega para a gente", disse Colnago.
Quando o documento for protocolado eletronicamente, prevê,
o processamento será mais rápido porque mais de um servidor
público poderá analisá-lo ao mesmo tempo, se necessário.
Como vai funcionar?
Para poder enviar os pedidos eletronicamente, os cidadãos e
empresas terão, primeiro, de se cadastrar no sistema, informando
nome, telefone, e-mail e registrando uma senha. Também poderá
anexar documentos pertinentes ao processo.
O Ministério do Planejamento, por sua vez, terá 24 horas para
verificar se o documento está em condições de ser aceito
(se não está em branco, ou com algum erro). Depois disso,
os interessados poderão acompanhar o processo por meio
de um número de protocolo, que será fornecido
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