Header Ads

'Forza Horizon 3' é Lollapalooza dos games de corrida; G1 jogou


Jogo assume de vez sua vocação para ser divertido, exótico e fantasioso.
'Forza Horizon 3' chegou na terça-feira (27) para Xbox One e Windows 10.

"Forza Horizon 3" é para os amantes de velocidade o que o festival Lollapalooza é para os fãs de música. O novo jogo de corrida da Playground Games traz um grande parque de diversões lotado de atrações que, separadas, não têm a mesma força, mas que juntas são capazes de mexer com os sonhos e as emoções de muita gente. A produção para Xbox One (e agora Windows 10) não reinventa a roda, mas não há dúvida. "Horizon 3" é um dos games do gênero mais completos e bem resolvidos dos últimos anos
É difícil recordar de outro jogo, de corrida ou não, em que uma mudança de ares tenha caído tão bem. Na Austrália, "Forza Horizon 3" encontrou um lugar naturalmente mais exótico e selvagem, e justamente por isso muito mais alinhado às ideias fantasiosas da série. Como, por exemplo, sua narrativa (totalmente possível) de um festival de corridas em que você é o responsável por organizar, promover e principalmente participar das disputas.
Com poucos minutos de direção em "Horizon 3", dá para viajar dapaisagem deslumbrante das pedras doze apóstolos  até uma cidade de surfistas que lembra a nossa Balneário Camboriú (SC) – e no meio do caminho, por quê não, cruzar um cemitério de navios. De lá você chega ao tal do Outback – o deserto australiano, não o restaurante – que nada mais é do que uma extensão hipnotizante de fauna e flora ideal para ralis. Mas se cansar, basta um pequeno desvio ao Sul para cair em uma floresta tropical de mata bem fechada.
Essa variedade de cenários, aliada à própria geografia mais radical da Austrália, ajuda "Forza Horizon 3" a ganhar diversão e aquela ótima sensação de novidade a cada curva. Por se passar na Itália e na França, "Forza Horizon 2" (2014) ainda mantinha um elo afetivo com a elegância automobilística da série principal "Forza Motorsport". Isso funcionou na época, mas o impediu de ter uma cara própria.
Já a ida para a Austrália legitima o papel de "Horizon" como uma alternativa recreativa, competente e cheia de personalidade à caretice de "Motorsport", e não apenas a versão de "Forza" para quem não consegue pilotar um carro em um simulador. Agora, dá para acreditar nas disputas entre Ferraris e trens de carga (ou balões, rinocerontes e cangurus) que a série gosta de fazer. "Forza Horizon 3" tem uma visão muito mais clara do que ele deve ser.

Velozes e furiosos
Obviamente, o game também oferece um alto grau de fidelidade de desempenho e personalização, chegando também a um nível de tecnologia gráfica altíssimo. "Horizon 3" talvez seja o game mais bonito do Xbox One, pelo menos até a chegada de "Gears of War 4" em outubro. E no PC, correr a 60 quadros por segundo é um desbunde.
O mundo aberto do jogo ainda permite que você vague pelo mapa sem destino, se dedique a caçar os carros escondidos, ou participe das disputas ou dos vários desafios. E mesmo com dezenas de horas de jogo ainda surgem novos tipos de atividades para os jogadores.
Nesse sentido, "Horizon 3" investe bastante na sua intimidade com o jogador. As corridas da "campanha" do jogo podem ser disputadas por até 4 amigos cooperativamente. Você escolhe para qual localidade do mapa você quer expandir primeiro seu festival. Dá para personalizar a placa dos seus carros, o GPS vem com falas memorizadas de vários nomes e as estações de rádio melhoraram seu repertório, incluindo mais músicas pop e alguns hits de outros gêneros, como rock e punk. Rolou até uma sensação de descoberta análoga a dos sons da série "Tony Hawk's Pro Skater", apesar da menor oferta aqui.

Força no volante
É evidente que, para os fãs de automobilismo, "Forza Motorsport" continua sendo o rei do pedaço. É lá que estão as mais robustas ferramentas de simulação e "tuning", os grandes circuitos de todo o mundo. Mas "Forza Horizon 3" faz com que seu irmão mais velho, mais do que nunca, pareça simplesmente antiquado. O novo jogo é a celebração definitiva ao automobilismo. E depois dele, dá até para dizer que "Horizon" roubou o posto de principal "Forza".


Nenhum comentário

Escorpião. Tecnologia do Blogger.