Header Ads

A um mês de abrir, AquaRio transfere raias e tubarões para tanques; vídeo


Com inauguração em 9/11, terá tanque para tocar em raias e tubarões.
Maior aquário da América do Sul terá mais de 300 espécies; veja fotos.
Depois de ficarem mais de um mês no "galpão da quarentena", muitos animais já estão sendo transferidos para os tanques principais do AquaRio. O processo de tranferência está em fase de finalização e o Aquário Marinho do Rio, considerado o maior da América do Sul, com 26 mil m² de área construída e 4,5 milhões de litros de água, será inaugurado em 9 de novembro, no Porto Maravilha.
 O transporte de três raias, as primeiras a chegar no Tanque de Toque, local onde o público poderá tocar os animais, sempre com a ajuda de monitores e algumas restrições. Elas foram retiradas da sala de quarentena e levadas para o tanque, após passarem pelo período de equilíbrio biológico.
"A gente começa o processo que chamamos de equilíbrio biológico desse recinto, e, em seguida, a gente aumenta o povoamento. Isso acontece num tempo certo e precisamos respeitar esse período", explica o diretor-presidente do AquaRio e biólogo marinho, Marcelo Szpilman.
As três raias transferidas são da mesma espécie, raia Prego. Antes de habitarem o novo tanque, tiveram que aguardar a equalização da água do local que estavam anteriormente.
"Milhões de pessoas nunca viram um aquário de nível internacional e, aqui, não deixamos nada a desejar. Ele foi construído para isso, para que as pessoas possam ter a sensação de imersão total. Além disso, o Tanque de Toque permite que haja interação com os animais", acrescenta Marcelo.

De acordo com a veterinária responsável técnica Daniela Lutfi, um Tanque de Toque terá até 15 raiais e o outro vai abrigar até nove tubarões. "Quando esses animais crescerem, eles vão ser transferidos para o tanque principal." 
O tanque principal tem mais de 3,5 milhões de litros de água do mar e a previsão é que mais de 1 mil animais, de diferentes espécies, circulem por ali. "Cerca de 350 espécies estarão nesse tanque maior, sendo 95% dos peixes de recurso pesqueiro. Nosso foco é na educação, pesquisa e conservação", diz Szpilman.
Os maiores bichos do AquaRio são dois tubarões, um tubarão-lixa (de 2,5 metros) e um tubarão-mangona (de 2 metros), ambos virão de um aquário de Ubatuba, em São Paulo. "Eles chegam ainda esse mês", segundo o diretor.

Nenhum comentário

Escorpião. Tecnologia do Blogger.