Para investigadores, tentativas de barrar Lava Jato se intensificaram
A intensidade com que os investigados da Lava Jato tentam barrar ou atrapalhar a operação nunca foi tão intensa e organizada quanto nos últimos dois meses. Esta é a avaliação que fazem integrantes da força-tarefa ao Blog.
Para esses investigadores, há um movimento crescente que tenta tirar a credibilidade da operação, tida por eles como a maior operação de combate à corrupção da história do país.
Apesar de não terem provas de que exista uma suposta organização coletiva, mais ampla do que episódios pontuais, como a tentativa do ex-senador Delcídio do Amaral de evitar a delação do ex-diretor da Petrobras Nestor Cerveró, investigadores avaliam que a operação não deve perder força, pelo contrário, continuará em expansão.
Entre os exemplos apresentados para demonstrar o aumento da intensidade de resistência da Lava Jato estão episódios como a reação à denúncia sobre Lula em setembro, quando integrantes da Lava Jato foram criticados pelo tom usado contra o ex-presidente na coletiva de imprensa, e a reação à Operação Métis, que detalha justamente a tentativa de policiais legislativos de barrar as investigações no núcleo político do esquema de corrupção montado na estatal do petróleo.
Esse possível esforço conjunto, no entanto, perpassa, na visão desses integrantes, a guerra travada nas mídias sociais e na internet, algo já percebido há mais tempo por investigadores, e também esperado desde 2014, quando foi deflagrada a operação.
Post a Comment