Header Ads

Museu em Curitiba abre exposição 'Gufan, o paranaense de dois mil anos'


Mostra tem interatividade virtual; ossada de Gufan foi descoberta em 1954.
Museu fica aberto de terça a sexta-feira, das 9h às 18h, em Curitiba.
A exposição “Gufan, o paranaense de dois mil anos” será aberta às 17h desta terça-feira (24) no Museu Paranaense, em Curitiba. A mostra tem a reprodução em 3D de um indígena, cuja ossada foi encontrada em uma escavação na região de Prudentópolis em 1954. Além da animação virtual, os visitantes também poderão conhecer elementos milenares. A entrada é gratuita.

Gufan pertencia a um povo indígena agricultor, ceramista e que possuía uma engenharia refinada de
construções subterrâneas, habitando regiões com matas do pinheiro Araucária.

“Devida às características do sepultamento, a gente consegue identificar que ele tinha uma hierarquia social maior, ou seja, ele, provavelmente, era um líder político ou religioso”, explicou Claudia Parellada, que é arqueóloga do Museu Paranaense.

Segundo a Secretaria Estadual de Cultura, os restos mortais de Gufan, um homem Proto-Jê, foram encontrados durante uma escavação, na paleo-aldeia em Estirão Comprido, um sítio arqueológico de Prudentópolis.

Reconstrução digital
O rosto de Gufan foi refeito graças à técnica de reconstrução digital.

“A partir deste crânio, nós fizemos uma reconstrução utilizando duas tecnologias: uma estatística, que são alturas em determinadas regiões do rosto que foram levantadas em cima de seres humanos vivos e da ancestralidade compatível com o Gufan e, por outro lado, nós fizemos uma modelagem anatômica”, afirmou o designer Cícero Moraes.

Moraes explica que a junção destes aspectos permitiu a reconstrução muito próxima de como deveria ser a fisionomia de Gufan quando vivo.

Quem for ao Museu Paranaense conferir a exposição poderá colocar um óculos de realidade virtual, e a sensação é a de poder encostar no indígena.

“Tem os sensores que reconhecem o movimento da mão, o óculos de realidade virtual que faz com que você se torne imerso na cena”, disse José Evangelistas, que desenvolveu a técnica disponível na exposição.

Serviço
Exposição “Gufan, o paranaense de dois mil anos”
Abertura: 24 de janeiro, às 17h
Exposição de longa duração
Entrada gratuita
Museu Paranaense
Rua Kellers, 289, São Francisco. Curitiba – PR
Terça a sexta-feira, das 9h às 18h
Sábados, domingos e feriados das 10h às 16h
(41) 3304 - 3300

Nenhum comentário

Escorpião. Tecnologia do Blogger.