Header Ads

Centro Cultural Oscar Niemeyer deve ficar fechado para reforma milionária


Segundo Agetop, obra vai começar em abril e durar até o final de 2017. 
População questiona valor do serviço, que foi orçado em R$ 8,8 milhões.
Após mais de uma década de sua inauguração, o Centro Cultural Oscar Niemeyer (Ccon) vai passar por uma reforma que deve durar nove meses. De acordo a Agência Goiana de Transportes e Obras (Agetop), responsável pelo trabalho, a licitação já está em andamento. A população concorda com a reforma, mas questiona o valor do serviço, orçado em R$ 8,8 milhões.
Durante o período de obras, o centro cultural, localizado às margens da GO-020, no trecho urbano de Goiânia, ficará fechado para visitação e eventos. A única exceção, já acordada, é a realização do Festival Bananada, entre 8 e 14 de maio.
O diretor de obras civis da Agetop, Luiz Antônio de Paula, explicou que a obra deve começar em abril e ser concluída até o final de 2017. A reestruturação vai atingir os sistemas sanitários e elétricos. Também está prevista a troca de pisos, portas e janelas estragados e, principalmente, do revestimento. O projeto ainda inclui a impermeabilização de seis unidades do complexo 
“Inicialmente, o foco era apenas atender uma solicitação do Corpo de Bombeiros no que diz respeito à prevenção de acidentes. No entanto, por ocasião destas intervenções, decidiu-se realizar uma revisão geral", explicou ao G1.
Precaução
Conforme explica Luiz Antônio, uma das principais mudanças será no Palácio da Música, tradicionalmente usado para shows musicais. A justificativa é que o espaço possui semelhanças com a estrutura da Boate Kiss, localizada em Santa Maria (RS) , onde um incêndio matou 242 pessoas em janeiro de 2013.
"Descobriu-se que o isolante acústico da cúpula do palácio é similar ao da Boate Kiss, que era inflamável. Claro que aqui é diferente por ser mais alto e ter área de escape para evacuação, mas, por determinação do Corpo de Bombeiros, decidimos fazer", detalha.
O diretor da Agetop explicou que os serviços de impermeabilização funcionam perfeitamente, em média, por cinco anos. Como o centro cultural já foi construído há 11 anos, este trabalho está com déficit dobrado
Valor da obra
Visitantes do centro cultural acham o valor da obra exagerado. A fotógrafa Cidinha Rosa diz que já esteve em vários eventos no local e achou a qualidade da estrutura satisfatória. Para ela, uma pintura estava mais do que razoável.
"É quase o valor para fazer outro [centro cultural]. Precisa da reforma, aqui é o lugar mais frequentado pelos jovens atualmente. Mas o preço está muito alto", reclama.
A policial civil Vanusa Saeta tem a mesma opinião. Ela destaca ainda que os recursos poderiam ser investidos de forma mais ampla ou em outras áreas.
"É muito caro. A gente vê falta de vagas em Comecios, em hospitais. Alguns setores precisam mais. Também poderiam levar lazer para outros lugares. Eu mesma moro no Setor Parque Anhanguera e lá não tem nenhuma quadra para as crianças brincarem. Porque não constroem uma lá com parte desse dinheiro?", questiona.
O diretor da Agetop alega que o custo está "dentro dos padrões" e afirma que, se os serviços de manutenção fossem menos complicados, o montante com certeza seria menor.
"Toda obra tem que ter manutenção permanente. Mas no serviço público, essa questão é precária por conta da burocracia. Para se comprar uma lata de tinta, tem que abrir uma licitação, esperar prazos e vai demorando. Na sua casa, você vê algo desarrumado, vai lá e arruma", compara.
Veja como será a reforma: 
Prédio administrativo- Revisão das instalações de energia elétrica e de água
- Impermeabilização das cortinas do subsolo
- Substituição de portas, piso e forro danificado
- Reparos na pintu
Monumento
- Revisão das instalações de energia elétrica e de água
- Impermeabilização e restauração das paredes com infiltrações/trincados
- Substituição do piso em carpete por piso tipo amadeirado e de granitina por piso em porcelanato
- Revestimento com piso tipo amadeirado com rodapé no auditório
Palácio da Música
- Revisão das instalações de energia elétrica e de água
- Impermeabilização das cortinas do subsolo e da laje do espelho d'água
- Substituição de portas danificadas
- Troca do revestimento interno da cúpula por revestimento anti-chama
- Execução de proteção nas paredes e cortinas da área de eventos
Galeria / Cinema (subsolo do Museu e Administração)
- Revisão das instalações de energia elétrica e de água
- Impermeabilização de cortinas do sub-solo
Museu
- Revisão das instalações de energia elétrica e água
- Impermeabilização das cortinas do sub-solo
- Substituição do forro
- Revestimento de piso em porcelanato amadeirado substituindo o carpete.
- Será instalado Sistema de Detecção de Alarme de Incêndio (SDAI)

Nenhum comentário

Escorpião. Tecnologia do Blogger.