Confira 10 dicas para pôr as contas em dia
Especialista alerta que é preciso ter cuidado com o uso do 13º salário
O fim do ano está chegando, e, com ele, vêm a compra de presentes de Natal, o planejamento de viagem com a família nas férias e outros gastos inevitáveis que podem apertar ainda mais o orçamento familiar. E quem não fez o dever de casa direitinho nos últimos 12 meses para controlar as finanças pode enfrentar ainda mais problemas no próximo ano. Para ajudar a colocar as contas em dia e chegar a 2017 com o orçamento ajustado, o Metro Jornal reuniu 10 dicas de economia doméstica com especialistas no assunto.
O mestre em Finanças e professor da Fucape Renato Ferron alerta que é preciso ter cuidado para não gastar o 13º salário e o adiantamento de férias somente com a compra de presentes e com as férias. “É importante lembrar que boa parte das despesas sofre reajuste após a virada do ano e que há despesas específicas a serem pagas nos primeiros meses, como IPTU e IPVA”, diz.
Controle
Para controlar os gastos, a primeira coisa a fazer é colocar tudo na ponta do lápis e saber o tamanho do “rombo”, ou seja, das dívidas pendentes, se for o caso. A partir daí, é preciso estabelecer uma meta de economia: as despesas devem corresponder a no máximo 80% do orçamento, segundo o economista e presidente do Corecon-ES (Conselho Regional de Economia), Eduardo Araújo.
“Isso vale para toda a renda, inclusive para o 13º. Também é importante avaliar a possibilidade de incrementar o orçamento com outras atividades, cortar despesas maiores e saber investir melhor as economias”, orienta. É fundamental também planejar o uso do 13º salário, priorizando o pagamento das dívidas que ainda restem, sobretudo as mais caras, como as do cartão de crédito.
Compra dos presentes
Em época de compra de presentes, a dica também é economizar. “Muitas pessoas acham que o que importa é o valor do presente dado, quando, na verdade, o que mais importa é lembrar de quem se gosta e comemorar. Não dá para transformar a data em um outro problema e contrair mais dívidas”, explica Renato Ferron. Por isso, o ideal é ir em busca de promoções, de alternativas e usar a criatividade.
E, antes de começar o novo ano, comece a planejar os gastos que estão por vir e os projetos prioritários para organizar o orçamento e começar a economizar desde já.
Confira mais dicas abaixo
Post a Comment