Com gafe, rival da Tesla apresenta carro com mais de 1.000 cv
Faraday Future mostra como será seu 1º carros de produção, o FF 91.
Carro não respondeu a um comando durante evento em Las Vegas.
A Faraday Future apresentou na noite da terça-feira (3), em Las Vegas, o protótipo do seu primeiro carro de produção, que pretende rivalizar com a Tesla em tecnologia e performance.
Segundo a nova fabricante, os motores elétricos do FF 91 produzem o equivalente a 1.064 cavalos de potência e acelera de 0 a 96 km/h em 2,39 segundos - uma marca que o colocaria à frente de modelos como Ferrari, Bugatti e até mesmo da Tesla.
A bateria de 130 kWh é capaz de fornecer energia para mais de 600 km com apenas uma carga. Para recarregar em casa, o veículo leva 4 horas e meia para atingir 50% do total.
Mas o FF 91 pode ser tão inteligente, quanto é potente. Ele possui sistemas de condução autônoma e reconhecimento facial para destravar as portas com a chegada do motorista.
As câmeras internas também podem perceber o humor dos passageiros, que levam o carro a ajusta automaticamente a luz, a música e até o cheiro do interior.
Gafe
No entanto, nem tudo está perfeito ainda. Durante a apresentação, um dos fundadores e principais investidores da Faraday Future, o bilionário chinês Jia Yueting, passou vergonha mais uma vez.
Ele chegou a bordo do carro, já no fim da apresentação, e iria demonstrar o sistema de "vallet autônomo". Com um simples aperto de botão do lado de fora da porta do motorista, o carro deveria ir buscar sozinho uma vaga para estacionar.
Mas quando Jia Yueting apertou o botão, o carro não se moveu. Ele e o vice-presidente de engenharia e desenvolvimento, Nick Sampson, ficaram parados esperando. Nada aconteceu.
A Jia passou então a fazer o seu discurso, e depois houve mais uma tentativa com as luzes apagadas em que o carro se moveu sozinho.
Em outubro, Jia Yueting já havia passado por constrangimento no lançamento do protótipo elétrico LeSse, também nos Estados Unidos. Na ocasião, o veículo não chegou a tempo para a apresentação e ele entrou a pé no palco.
Reservas
Mesmo sem um preço final anunciado, as primeiras unidades do FF 91 já podem ser reservadas, mediante um depósito de US$ 5 mil. Segundo a agência Reuters, a estimativa é de que ele custa cerca de US$ 180 mil nos Estados Unidos.
Os 300 primeiros veículos serão de uma edição especial, chamada de "Alliance Edition", que será exibida em março. A produção e a entrega está prevista para começar em 2018.
A Faraday Future tenta seguir os passos da Tesla, que começou em 2003 e ainda luta para tornar o negócio de esportivos elétricos lucrativo, enquanto se torna uma referência em tecnologia.
Mesmo sem um preço final anunciado, as primeiras unidades do FF 91 já podem ser reservadas, mediante um depósito de US$ 5 mil. Segundo a agência Reuters, a estimativa é de que ele custa cerca de US$ 180 mil nos Estados Unidos.
Post a Comment