Header Ads

Azul faz proposta para comprar parte das operações da Avianca Brasil


Negócio preliminar de US$ 105 milhões incluiria o arrendamento de 30 aeronaves e direitos de pouso e decolagem da companhia em recuperação judicial.

A aérea brasileira Azul informou nesta segunda-feira (11) que 
fez uma proposta para comprar parte das operações da
 Avianca Brasil por US$ 105 milhões – o equivalente a R$ 
400 milhões.
O objetivo é adquirir os ativos de uma empresa, a Unidade
 Produtiva Isolada (UPI), que seria criada a partir do 
desmembramento da Avianca em duas partes. A UPI 
está prevista no plano de recuperação judicial da companhia.


A Avianca, quarta maior companhia aérea do país,
 está em recuperação judicial desde dezembro do ano
 passado. A companhia acumula anos de crescentes 
prejuízos e atrasos em pagamentos de arrendamentos 
de aeronaves.
A proposta da Avianca inclui a compra de ativos selecionados,
 como o certificado de operador aéreo da Avianca Brasil, 70 
pares de slots (direitos de pouso e decolagem em certos 
aeroportos) e o arrendamento de cerca de 30 aeronaves 
Airbus A320.
A Avianca possui 234 slots em aeroportos de grande 
circulação como Guarulhos e Congonhas (Sp) e Santos 
Dummont (RJ). A aérea tem hoje 48 aeronaves em operação.
Segundo a Avianca, os ativos da UPI devem ser colocados
 em leilão, do qual outros interessados podem participar, 
além da Azul.
Não foi informado se a proposta incluiria a transferência das
 dívidas da Avianca. A Azul está em período de silêncio,
 antes da divulgação dos resultados de 2018.
Em comunicado, a Avianca informou que a prioridade das 
negociações entre com a Azul é fazer com que passageiros 
e funcionários tenham seus direitos garantidos e que as 
operações não sofram alterações.
O processo de aquisição dos ativos estaria sujeito a condições
 como a conclusão de um processo de diligência, a aprovação
 de órgãos reguladores e credores, assim como a conclusão 
do processo de recuperação judicial. A expectativa é que esse 
processo dure até três meses, informou a Azul.
A companhia disse ainda que manterá seus acionistas 

informados sobre os próximos passos de uma eventual transação.
Por volta das 11h30, as ações da Azul subiam mais de 7%
 na bolsa, enquanto que a Gol recuava acima de 3%. 

Plano de recuperação

Em comunicado, a Avianca informou que a revisão de seu
 plano de recuperação judicial será apresentada nos próximos
 dias, com a nova estrutura da empresa, que terá como foco 
suas rotas estratégicas.
"Com isso, Avianca Brasil se tornará mais forte e viável para
 enfrentar a atual conjuntura do mercado brasileiro", informou. 
A Avianca também declarou que pretende realizar a assembleia
 geral de credores o "mais breve possível" e reforçou que segue
 operando normalmente.

Entre o fim de 2016 e setembro de 2018, os passivos da
 Avianca Brasil para empresas de leasing de aeronaves 
quintuplicaram para R$ 415 milhões, de acordo com as 
demonstrações financeiras da empresa.
A Avianca contratou em janeiro a consultoria Galeazzi & 
Associados para ajudar a encontrar recursos e eventualmente 
um comprador. Os principais credores da companhia aérea
 são as empresas de leasing de aviões Aircastle e GE Capital 
Aviation Services.
A companhia está atrasando o salário de pilotos e comissários 
desde janeiro. Na semana passada, trabalhadores do Sindicato 
Nacional dos Aeronautas (SNA) se reuniram e deram o prazo 
de quarta-feira (13) para que a empresa se posicione antes de
 um novo encontro para discutir uma eventual paralisação.
Na última quinta-feira (7), um voo da Avianca que seguia de 
Guarulhos (SP) para Miami teve a rota desviada para San 
Juan, na ilha caribenha de Porto Rico. Em nota, a companhia 
disse que o avião, um Airbus A330, "fez um pouso técnico", 
mas não detalhou as razões do procedimento.

A Avianca Brasil é separada da Avianca Holdings, com 
sede na Colômbia. Mas elas pertencem a um mesmo grupo, 
do empresário boliviano German Efromovich.

Nenhum comentário

Escorpião. Tecnologia do Blogger.