Azul faz proposta para comprar parte das operações da Avianca Brasil
Negócio preliminar de US$ 105 milhões incluiria o arrendamento de 30 aeronaves e direitos de pouso e decolagem da companhia em recuperação judicial.
A aérea brasileira Azul informou nesta segunda-feira (11) que
fez uma proposta para comprar parte das operações da
Avianca Brasil por US$ 105 milhões – o equivalente a R$
400 milhões.
O objetivo é adquirir os ativos de uma empresa, a Unidade
Produtiva Isolada (UPI), que seria criada a partir do
desmembramento da Avianca em duas partes. A UPI
está prevista no plano de recuperação judicial da companhia.
A Avianca, quarta maior companhia aérea do país,
está em recuperação judicial desde dezembro do ano
passado. A companhia acumula anos de crescentes
prejuízos e atrasos em pagamentos de arrendamentos
de aeronaves.
A proposta da Avianca inclui a compra de ativos selecionados,
como o certificado de operador aéreo da Avianca Brasil, 70
pares de slots (direitos de pouso e decolagem em certos
aeroportos) e o arrendamento de cerca de 30 aeronaves
Airbus A320.
A Avianca possui 234 slots em aeroportos de grande
circulação como Guarulhos e Congonhas (Sp) e Santos
Dummont (RJ). A aérea tem hoje 48 aeronaves em operação.
Segundo a Avianca, os ativos da UPI devem ser colocados
em leilão, do qual outros interessados podem participar,
além da Azul.
Não foi informado se a proposta incluiria a transferência das
dívidas da Avianca. A Azul está em período de silêncio,
antes da divulgação dos resultados de 2018.
Em comunicado, a Avianca informou que a prioridade das
negociações entre com a Azul é fazer com que passageiros
e funcionários tenham seus direitos garantidos e que as
operações não sofram alterações.
O processo de aquisição dos ativos estaria sujeito a condições
como a conclusão de um processo de diligência, a aprovação
de órgãos reguladores e credores, assim como a conclusão
do processo de recuperação judicial. A expectativa é que esse
processo dure até três meses, informou a Azul.
A companhia disse ainda que manterá seus acionistas
informados sobre os próximos passos de uma eventual transação.
Por volta das 11h30, as ações da Azul subiam mais de 7%
na bolsa, enquanto que a Gol recuava acima de 3%.
A aérea brasileira Azul informou nesta segunda-feira (11) que
fez uma proposta para comprar parte das operações da
Avianca Brasil por US$ 105 milhões – o equivalente a R$
400 milhões.
O objetivo é adquirir os ativos de uma empresa, a Unidade
Produtiva Isolada (UPI), que seria criada a partir do
desmembramento da Avianca em duas partes. A UPI
está prevista no plano de recuperação judicial da companhia.
A Avianca, quarta maior companhia aérea do país,
está em recuperação judicial desde dezembro do ano
passado. A companhia acumula anos de crescentes
prejuízos e atrasos em pagamentos de arrendamentos
de aeronaves.
A proposta da Avianca inclui a compra de ativos selecionados,
como o certificado de operador aéreo da Avianca Brasil, 70
pares de slots (direitos de pouso e decolagem em certos
aeroportos) e o arrendamento de cerca de 30 aeronaves
Airbus A320.
A Avianca possui 234 slots em aeroportos de grande
circulação como Guarulhos e Congonhas (Sp) e Santos
Dummont (RJ). A aérea tem hoje 48 aeronaves em operação.
Segundo a Avianca, os ativos da UPI devem ser colocados
em leilão, do qual outros interessados podem participar,
além da Azul.
Não foi informado se a proposta incluiria a transferência das
dívidas da Avianca. A Azul está em período de silêncio,
antes da divulgação dos resultados de 2018.
Em comunicado, a Avianca informou que a prioridade das
negociações entre com a Azul é fazer com que passageiros
e funcionários tenham seus direitos garantidos e que as
operações não sofram alterações.
O processo de aquisição dos ativos estaria sujeito a condições
como a conclusão de um processo de diligência, a aprovação
de órgãos reguladores e credores, assim como a conclusão
do processo de recuperação judicial. A expectativa é que esse
processo dure até três meses, informou a Azul.
A companhia disse ainda que manterá seus acionistas
informados sobre os próximos passos de uma eventual transação.
Por volta das 11h30, as ações da Azul subiam mais de 7%
na bolsa, enquanto que a Gol recuava acima de 3%.
Plano de recuperação
Em comunicado, a Avianca informou que a revisão de seu
plano de recuperação judicial será apresentada nos próximos
dias, com a nova estrutura da empresa, que terá como foco
suas rotas estratégicas.
"Com isso, Avianca Brasil se tornará mais forte e viável para
enfrentar a atual conjuntura do mercado brasileiro", informou.
A Avianca também declarou que pretende realizar a assembleia
geral de credores o "mais breve possível" e reforçou que segue
operando normalmente.
Entre o fim de 2016 e setembro de 2018, os passivos da
Avianca Brasil para empresas de leasing de aeronaves
quintuplicaram para R$ 415 milhões, de acordo com as
demonstrações financeiras da empresa.
A Avianca contratou em janeiro a consultoria Galeazzi &
Associados para ajudar a encontrar recursos e eventualmente
um comprador. Os principais credores da companhia aérea
são as empresas de leasing de aviões Aircastle e GE Capital
Aviation Services.
A companhia está atrasando o salário de pilotos e comissários
desde janeiro. Na semana passada, trabalhadores do Sindicato
Nacional dos Aeronautas (SNA) se reuniram e deram o prazo
de quarta-feira (13) para que a empresa se posicione antes de
um novo encontro para discutir uma eventual paralisação.
Na última quinta-feira (7), um voo da Avianca que seguia de
Guarulhos (SP) para Miami teve a rota desviada para San
Juan, na ilha caribenha de Porto Rico. Em nota, a companhia
disse que o avião, um Airbus A330, "fez um pouso técnico",
mas não detalhou as razões do procedimento.
A Avianca Brasil é separada da Avianca Holdings, com
sede na Colômbia. Mas elas pertencem a um mesmo grupo,
do empresário boliviano German Efromovich.
Em comunicado, a Avianca informou que a revisão de seu
plano de recuperação judicial será apresentada nos próximos
dias, com a nova estrutura da empresa, que terá como foco
suas rotas estratégicas.
"Com isso, Avianca Brasil se tornará mais forte e viável para
enfrentar a atual conjuntura do mercado brasileiro", informou.
A Avianca também declarou que pretende realizar a assembleia
geral de credores o "mais breve possível" e reforçou que segue
operando normalmente.
Entre o fim de 2016 e setembro de 2018, os passivos da
Avianca Brasil para empresas de leasing de aeronaves
quintuplicaram para R$ 415 milhões, de acordo com as
demonstrações financeiras da empresa.
A Avianca contratou em janeiro a consultoria Galeazzi &
Associados para ajudar a encontrar recursos e eventualmente
um comprador. Os principais credores da companhia aérea
são as empresas de leasing de aviões Aircastle e GE Capital
Aviation Services.
A companhia está atrasando o salário de pilotos e comissários
desde janeiro. Na semana passada, trabalhadores do Sindicato
Nacional dos Aeronautas (SNA) se reuniram e deram o prazo
de quarta-feira (13) para que a empresa se posicione antes de
um novo encontro para discutir uma eventual paralisação.
Na última quinta-feira (7), um voo da Avianca que seguia de
Guarulhos (SP) para Miami teve a rota desviada para San
Juan, na ilha caribenha de Porto Rico. Em nota, a companhia
disse que o avião, um Airbus A330, "fez um pouso técnico",
mas não detalhou as razões do procedimento.
A Avianca Brasil é separada da Avianca Holdings, com
sede na Colômbia. Mas elas pertencem a um mesmo grupo,
do empresário boliviano German Efromovich.
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